domingo, maio 21, 2006

O meu sistema de arrefecimento !

Ora bem, ultimamente o meu PC, o belo do EVO n1020v, estava a ter alguns problemas de "aquecimento" no processador, e estamos a falar de um processador já a trabalhar a 75º, o que para quem não sabe é mau, muito mau, para um P4 2.4Ghz, o meu diagnostico indicava para uma falha na massa térmica, exigindo assim a sua substituição imediata.
Como bom Português que sou, adiei, e adiei essa substituição. Resultado, ontem o PC desliga-se, o que é mau, muito mas mesmo muito mau. Ok, agora tenho de admitir, passei-me completamente, mas depois de arrefecer, lá voltou a maquina à vida. Mas hoje, acontece-me o mesmo, estava eu na bela da conversa, como o PC ligado a uns 30 minutos, e o cabrão desliga-se de novo. E foi a gota de água.
Agora pensam vocês, "ah, então mudas-te a massa térmica e resolveste o problema.", e eu digo, NÃO, fiz o que qualquer português faz quando não tem o equipamento que precisas (neste caso massa térmica) e não o pode adquirir (porque é domingo), e desenrasquei-me o melhor que pude.
E eis que seguindo rigorosamente a regra de ouro da engenharia, "se para resolver um problema a solução for muito complicada, então não é uma boa solução", eis que criei o meu sistema de auxílio à refrigeração do PC, também conhecido por SARP. É simples é barato é eficaz (na medida do possível). Eis a foto:

Agora os dados técnicos:
Sem o SARP : temperatura do CPU (~70º)
Com o SARP : temperatura do CPU (~50º)

Meus amigos, complicar para que?! Resulta, é o que importa.
PS.: Note-se a lata de red bull no canto esquerdo da foto. :P

1 comentário:

c0demaster disse...

Isto é muito giro, mas tou a ficar constipado. Bolas ! :(