O charme desse eclipse vem da Terra. Nosso planeta é grande o suficiente para encobrir o Sol inteiro, mas, curiosamente, não causará escuridão completa. Raios de luz do Sol vão aparecer nas bordas da curvatura da Terra, filtrados pela atmosfera. Visto da Lua, a borda da curvatura da Terra se ilumina como um anel de fogo vermelho de um por de Sol – uma das vistas mais belas do sistema solar. Esse próximo eclipse acontecerá dia 3 de Março. Aqui da Terra, infelizmente, não podemos ver esse anel vermelho ao redor da Terra, mas poderemos ver a nuvem vermelha que se produzirá na Lua. Daqui, a Lua aparecerá vermelha. O solo da Lua ficará vermelho durante o eclipse. Esta foto foi tirada por Doug Murray durante um eclipse lunar total em Outubro de 2004.
Quando você estiver olhando esse fenômeno, imagine-se vendo isto pelo outro lado, na Lua, você estando lá e vendo a Terra com um anel de fogo vermelho de um por de Sol brilhando ao redor da borda da curvatura do planeta.
O fenômeno será visível em partes dos sete continentes.
Veja mapa abaixo criado por Fred Espenak, NASA/GSFC.
Luas nascentes podem aparecer vermelhas devido a nuvens ou poluição, mas essa Lua será extraordinariamente vermelha somente durante o eclipse lunar. Para vê-la nascer nessa noite, encontre um lugar onde possa apreciar o Sol descer e depois se volte para o lado contrário, e uma Lua vermelha aparecerá diante dos seus olhos. Tenha um bom encontro!!!
Texto original completa aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário