quarta-feira, fevereiro 14, 2007

ESPECIAL - 14 de Fevereiro


14 de Fevereiro, dia de São Valentim ou dia dos Namorados ?? A eterna questão.

Bem, a resposta varia consoante a pessoa, e está directamente ligada ao estado social/civil da pessoa. Se estiver namorando ou em vias de, então é muito provável que essa pessoa diga que hoje é dia dos Namorados, pois está esperando certamente um dia especial repleto de prendas e surpresas. Caso seja uma pessoa, descomprometida (mais conhecida por "encalhada") ou casada, então este será o dia de São Valentim, que como qualquer outro dia dedicado a algum santo e que não seja feriado, será um dia como os outros, em que apesar de saberem que se passa algo neste dia não querem muito saber o que, porque não estão à espera de nada de especial.

Alguns factos...
O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho no Brasil (que por coincidência do destino calha mesmo no dia do meu aniversário) e na maioria dos outros países, incluindo Portugal, no dia 14 de Fevereiro.
Tradicionalmente, este dia, tem por característica a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, como caixas de bombons em formato de coração.
Algo curioso é que este dia remonta a um obscuro dia de jejum da Igreja Católica, o que é um pouco irónico tendo em conta a intenção com que a grande maioria dos "Namorados" oferecem as ditas prendas cheias de simbolismo e romance às sua companheiras. Acho que todos concordam comigo que a esmagadora maioria deles não têm em sua mente o "jejum".
Este dia foi criado pelo comércio com o intuito de promover a troca de prendas entre os namorados (e não só).

Na minha (humilde) opinião, acho que deveriam ser abolidos todos e quaisquer tipo de prendas neste dia que tivessem como conteúdo principal os corações, bem como tudo o que seja de cor predominantemente vermelha, é que muito sinceramente já não tem piada. Acho que não é muito complicado idealizar uma prenda ORIGINAL e com IMAGINAÇÃO. Sim, tudo bem que as flores são muito giras e há corações e peluches que são muito fofos, mas penso que o CRIAR algo único e que tenha, de alguma maneira, algo a ver com a relação ou a pessoa a quem o vamos entregar significa muito mais do que algo comprado de uma montra (independentemente do preço), as prendas que vêm da montra são frias e impessoais as que criamos vêm do coração (esta foi profunda).
Agora, com isto eu não quero dizer que todos as Namorados têm de começar a fazer colares de massa para oferecerem às namoradas só para dizer que foi algo que eles próprios criaram, nada disso. É óbvio que um pouco de bom gosto na compra de uma prenda, e um pouco de imaginação podem tornar a mais banal prenda em algo verdadeiramente único e especial, nem que seja na maneira ou no papel com que foi embrulhado.

Sugestões....
Ok, de maneira alguma sou especialista em oferecer prendas,e agora também já é tarde, mas ficam aqui umas ideias para o próximo ano:
  • primeiro é sempre bom saber se queremos algo que ela possa usar/utilizar ou algo apenas para adorno.
Isto porque se a prenda for algo para a outra pessoa usar (ex.: roupa, acessórios, etc...) inconscientemente (ou não) vamos estar à espera que a outra pessoa lhe dê utilidade e uso, como sinal do seu apreço tanto pela prenda como por nós. Por isso provavelmente a melhor prenda seja algo que sirva na mesma como símbolo da relação mas que depois de ela/ele dizer "Gostei muito! Adorei!", já não temos de viver com a incerteza de essa ter sido ou não uma afirmação sincera.

Quanto às prendas em concreto, sem ser concreto :
- uma máquina fotográfica digital (para recordar os momentos);
- um leitor de MP3 (se gostam de "cortir" um som);
- um programa num SPA (de preferência para os dois :P );
- artigos da Swatch, tanto relógios como acessórios (são sempre engraçados e giros, se bem que já muito... muito difundidos);
- aquele novo livro do Nicholas Sparks ou do Paulo Coelho;
- mais não digo porque as melhores ideias ficam para mim :)

Um "truque", as melhores prendas são aquelas que são únicas, logo a Internet é a vossa melhor ferramenta, não há nada pior que receber algo que todas as pessoas têm ou podem ter. Através da Internet podem ser adquiridas as mais diversas e originais prendas quase em exclusivo, e em casos particulares podem ser encontrados artigos ainda não disponíveis no nosso pais.

E como o post já está a ficar longo fico por aqui. Este já é um post da praxe, o que quer dizer que nunca tenho nada de melhor para fazer.
Podem ler o do ano passado, aqui.


P.S.: Para fazerem/enviarem um chocograma (como o da imagem deste post, mas em chocolate verdadeiro) basta irem ao site dos CTT.

Esta é uma obra de ficção, fruto da imaginação do seu autor e da responsabilidade do mesmo, toda e qualquer semelhança com a realidade terá sido uma mera coincidência.
Nenhum casal de namorados foi maltratado na elaboração deste texto.

Sem comentários: