quinta-feira, julho 27, 2006

27 - A discriminação do Bacalhau

Penso que esta é (mais) um dos grandes mistérios da humanidade, um flagelo que existe desde os primórdios da existência do homem e ainda prevalece sem que nada seja feito para mudar esta situação. É triste ver a humanidade toda junta para acabar com a guerra e fome no mundo, mas pávida e serena em relação ao assunto que me trás aqui hoje. Como muitos já perceberam falo obviamente da inexistência de Bacalhau(Fig.1) de conserva em lata, tal como o seu primo mais afastado o Atum(Fig.2).
Fig.1 - Bacalhau
Fig.2 - Atum
Porque pergunto eu? O que terá feito o belo do Bacalhau para não ter direito a ser comercializado, naquela que é sem duvida o expoente máximo de conservação de qualquer peixe, em lata, seja ele em Azeite Oliveira ou Óleo Vegetal, penso que qualquer destas opções é muito melhor que aquela a que sujeitamos o nobre Bacalhau, conservado em Cloreto de Sódio (mais conhecido como Sal).
A conservação através do Sal no bacalhau além de obsoleta, tendo em conta os mais recentes métodos de conservação existentes, não é a mais inteligente admitamos, é que obriga a ter de demolhar/dessalgar o Bacalhau antes de o poder utilizar. Que lógica é que isto tem? É que só por isto o Bacalhau fica logo a perder perante o seu concorrente mais directo o Atum, é que o atum é praticamente utilizado directamente da lata para o prato. Ninguém diz que vai fazer uma refeição rápida com Bacalhau, se assim fosse éramos logo alvos de chacota por todos os nossos amigos.
Mas a coisa mais estúpida disto tudo é que o bacalhau até fica melhor temperado com azeite, atrevo-me a dizer melhor até que o atum, por isso acho e sou defensor da ideia de que o Bacalhau está a ser alvo de uma discriminação global a já um par de milhares de anos e ninguém faz nada quanto a isso.
Porque não o atum conservado em sal? Depois tínhamos de demolhar o atum antes de confeccionar, e caso quiséssemos então adicionávamos o belo do azeite é que uma bela de uma Posta de Atum com Milho Frito é das melhores coisas que podemos fazer com o atum, ainda melhor que uma Salada Russa. Já por outro lado também é muito melhor um bacalhau bem regado em azeite que empastado em sal.
Fig.3 - Atum conservado em Óleo Vegetal
Na minha opinião isto trata-se de uma conspiração levada a cabo por parte da industria dos Azeites que ao saber da grande afinidade que, neste caso, o povo Português tem por uma bela de uma posta de Atum bem regada em Azeite, promoveu e incentivou a salga do Bacalhau a fim de lucrar a partir da aquisição de Azeite extra a fim de temperar esse mesmo Bacalhau, algo que não seria necessário caso o Bacalhau fosse disponibilizado já em Óleo Vegetal, e ainda têm uma grande vantagem no facto de existir a demora proporcionada pela demolha que permite ir adquirir um novo frasco (caso não tenhamos) de Azeite para o tempero.
Sendo assim gostaria de lançar um apelo à população em geral a fim de se organizar e dar inicio a um abaixo-assinado a fim de acabar com este flagelo ou então uma marcha de bacalhau em punho frente à Assembleia da Republica.

Sem comentários: